TRE – Trauma Releasing Exercises Técnica Alívio de Stress e Tensão Corporal

TRE® (Trauma Releasing Exercises)  são exercícios inovadores e simples, que auxiliam o corpo a libertar padrões de stress muscular profundos, tensão e trauma, ao induzir uma suave resposta de tremor muscular. Esta resposta natural, é normalmente sentida como agradável e calmante. Após fazer alguns exercícios de TRE a maioria dos intervenientes relata uma sensação de paz, calma e bem estar.

Os TRE foram desenvolvidos por David Berceli, Ph.D. enquanto trabalha como psicoterapeuta no Médio Oriente e em Africa, especificamente com Trauma.

O conceito no qual a técnica se baseia é que numa situação de stress ou traumática, o nosso corpo é geneticamente codificado para se contrair e proteger. Quando a situação de stress termina, é suposto aliviar essa contracção e voltar ao nível óptimo de equilíbrio e relaxamento. No entanto, a forma que o corpo tem de aliviar é tremer e vibrar (algo semelhante ao que sentimos acontecer no corpo quando estamos nervosos, assustados ou excitados, ou que vemos num animal quando está em stress) mas, uma vez que estamos condicionados a considerar o tremer como um sinal de fraqueza ou doença, tendemos a inconscientemente inibir este tipo de resposta. Ao fazer exercícios de TRE reactivamos este mecanismo natural de alívio, muitas vezes com resultados quase imediatos e profundos. Diversas pessoas relatam melhorias no sono, alívio de dores, níveis mais baixos de ansiedade, sensação de calma e menos reactividade ou irritação.

Os exercícios de TRE trabalham as pernas, cansando-as e criando uma resposta de tremor, que começa nas pernas e frequentemente se espalha pelo corpo. Este tremor suave é, na realidade, uma forma do Sistema Nervoso descarregar tensão e contracções musculares inconscientes, acumulados ao longo do tempo, por forma a trazer o corpo de volta ao seu estado natural de equilíbrio.

O movimento de tremer liberta tensão em todo o corpo mas particularmente no músculo Psoas, o principal músculo activado nas respostas de fight ou flight (fuga ou luta). Uma vez que este músculo se contrai de cada vez que algo assustador ou desagradável acontece, tende a tornar-se mais rijo e rígido em todas as pessoas.
Os TRE são apropriados para todas as pessoas, de todas as idades e níveis de fitness, uma vez que podem ser modificados em função das necessidades individuais.
Originalmente desenvolvido para pessoas que sofriam de trauma, nas últimas décadas os TRE têm-se tornado uma forma cada vez mais popular de lidar com o stress diário.
A técnica TRE é ensinada e praticada mundialmente em mais de 60 países.

Veja em baixo alguns exemplos de TRE.

Informação adaptada de traumaprevention.com

TRE é uma técnica segura e eficaz para alívio de tensão e stress, que funciona com a grande maioria das pessoas. Não deve ser utilizada como substituto de tratamentos de recuperação de Trauma, de natureza médica ou psicológica.

Se necessita de mais informação fale comigo para carla.carvalho@carlacarvalho.pt

0 Comments

Enviar um Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Outros Artigos

Um Ano de Covid-19 – Os Receios. As Dificuldades. A Vida a Continuar.

Um Ano de Covid-19 – Os Receios. As Dificuldades. A Vida a Continuar.

Hoje contamos um ano desde que tomámos conhecimento do primeiro caso de COVID-19 em Portugal. Um ano.  Foi um ano de muitas inseguranças e receios. De muitas dificuldades e preocupações, quer de saúde, como na gestão da vida diária e na tentativa de nos protegermos de...

Psicanálise e Psicoterapia Psicanalítica Relacional  – Uma Visão Actual

Psicanálise e Psicoterapia Psicanalítica Relacional – Uma Visão Actual

A obra de Jay Greenberg e Stephen Mitchell “Relações de Objecto na Teoria Psicanalítica”, 1987, é a primeira referência da chamada  “viragem relacional” em Psicanálise. Emergiu, desde então e em torno do trabalho fundamental de Stephen Mitchell (1946-2000) e de toda...

Teoria Polivagal – A Ciência da Conexão e da Segurança

Teoria Polivagal – A Ciência da Conexão e da Segurança

A Teoria Polivagal foi desenvolvida nos anos noventa por Stephen Porges, que estabeleceu uma ligação entre a evolução do Sistema Nervoso Autónomo dos mamíferos e o comportamento social, realçando a importância das activações fisiológicas do organismo, na expressão de...