Raiva; o que é? Porque nos irritamos?

Ryan Martin é psicólogo, professor Universitário e investigador em ciências sociais. Especificamente, tem investigado sobre Raiva; o que é, como funciona, como a usamos e porque precisamos dela.

A Raiva é uma resposta emocional que todos conhecemos bem e usamos em medidas diferentes. Ryan Martin explica aqui, de forma clara e resumida, o que é a Raiva e que valor adaptativo tem para nós enquanto espécie. Por outro lado, fica também claro, que a raiva serve como capa para outro tipo de processamento emocional que está a acontecer em paralelo, num nível mais profundo, do qual nem sempre temos consciência.

Uma das grandes queixas presente no discurso de muitas das pessoas que me têm procurado passa por quererem alterar comportamentos que se manifestam em irritação e momentos de raiva extrema, que têm impacto na sua qualidade de vida e nas suas relação interpessoais. Claro que, há todos um trabalho necessário no sentido de entender o que essa raiva significa para cada pessoa e o que está a esconder. Perceber isto nem sempre é fácil mas é essencial à própria aprendizagem de regulação emocional, necessária a todo o processo de gestão da raiva.

Pode começar a tentar entender melhor o seu próprio processo da próxima vez que se sentir muito irritado com algo. Experimente Perguntar-se: o que isto significa realmente para mim? O que estou a sentir para além desta raiva? O que é que esta raiva me está a tentar dizer?

Mais informação sobre o trabalho de Ryan Martin aqui

 

0 Comments

Enviar um Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Outros Artigos

Teoria Polivagal – A Ciência da Conexão e da Segurança

Teoria Polivagal – A Ciência da Conexão e da Segurança

A Teoria Polivagal foi desenvolvida nos anos noventa por Stephen Porges, que estabeleceu uma ligação entre a evolução do Sistema Nervoso Autónomo dos mamíferos e o comportamento social, realçando a importância das activações fisiológicas do organismo, na expressão de...