Os grupos terapêuticos são uma outra forma possível de psicoterapia, que oferece a oportunidade de experienciar um processo terapêutico em conjunto com um grupo de pessoas que partilham o mesmo tipo de dificuldades, facilitando uma maior identificação com as várias temáticas exploradas e a possibilidade de receber apoio e encorajamento dos restantes membros do grupo.
Quais as vantagens de participar num grupo terapêutico?
– Conhecer outras pessoas que partilham das mesmas dificuldades, que têm as mesmas duvidas e que sentem os mesmos receios, pode ser reconfortante e aliviar a sensação de estranheza por se sentir diferente, ao pensar que é a única pessoa a passar por determinada dificuldade.
– Partilhar dificuldades com um grupo comum, estimula o crescimento em conjunto e oferece a possibilidade de cada elemento servir de modelo para os outros. Acompanhar a evolução de cada pessoa, as suas lutas, as estratégias que cada um encontra para superar dificuldades, enfim, as suas conquistas, promove a sensação de esperança em relação à possibilidade de recuperação e, consequentemente, à huipótese de um futuro melhor.
– Previne a solidão, já que ao sentir-se incluído num grupo a tendência é sentir-se mais acompanhado e permite criar uma rede maior de apoio.
– É um ambiente seguro e controlado, no qual se pode permitir fazer experiências, arriscar novas formas de agir, testar comportamentos, expressar ideias e sentimentos, que se mostrariam bastante mais difíceis de pôr em prática no mundo exterior, sem acontecerem num ambiente protegido e seguro.
Como funciona na prática um grupo terapêutico?
O trabalho terapêutico será constituído por troca de experiências, reflexões e algum trabalho corporal, que permitirá uma maior consciência da pessoa como um todo e não apenas como uma mente que vagueia perdida. Incluir o corpo neste trabalho enriquece a experiência terapêutica, introduzindo uma ferramenta essencial à vivência do presente, do aqui e agora, de forma mais consciente e plena.
As sessões têm a duração de 2 horas e a inscrição num grupo implicará um trabalho psicoterapêutico prévio comigo.
Se tem interesse em vir a integrar um grupo terapêutico, quer perceber melhor como funcionam, ou tem uma temática específica que gostaria de trabalhar em grupo, verifique comigo essa possibilidade.
Por favor preço da primeira consulta
obrigada