Ansiedade | Técnica de Relaxamento Muscular

O relaxamento muscular é uma técnica bastante eficaz a que pode recorrer em momentos de ansiedade, stress ou cansaço.

A Ansiedade tem sintomas muito específicos e cada vez mais encontramos diariamente pessoas que têm que lidar com estas dificuldades, muitas vezes sem saberem muito bem o que fazer nesses momentos. São várias as estratégias que pode utilizar em caso de necessidade, respirar de forma controlada é uma delas (pode ver aqui um exemplo de técnicas de respiração). Fazer alguns exercícios de relaxamento muscular é outra estratégia para quem lida com questões de ansiedade.

A técnica de relaxamento muscular progressivo ensina a contrair e relaxar os músculos do corpo, de acordo com uma sequência específica, para aliviar progressivamente todas as tensões musculares, relaxar e reduzir o impacto físico do stress.

Técina de relaxamento muscular progressivo:

1. Vista uma roupa confortável, descalce-se e sente-se numa cadeira ou sofá. Escolha uma divisão onde haja pouca intensidade de luz e de ruído, e mantenha os olhos fechados durante o treino.

2. Estenda os braços sobre os joelhos e faça esta sequência de relaxamento:

• Mãos – contraia as mãos, fechando-as até sentir tensão e mantenha a posição durante 10 segundos. Depois solte os dedos um a um, relaxe durante 20 segundos e repare no contraste entre tensão e relaxamento.
• Ombros – encolha os ombros, sinta a tensão por 10 segundos, mantenha a posição e depois descanse durante 20 segundos.
• Pescoço – leve o queixo em direção ao peito por 10 segundos e depois relaxe por 20 segundos.
• Boca – abra a boca e estique a língua o máximo possível durante 10 segundos. Leve a língua contra o céu da boca, sinta a tensão e relaxe durante 20 segundos.
• Costas – apoie os ombros nas costas da cadeira, incline o corpo para a frente, mantenha a posição durante 10 segundos e depois relaxe durante 20 segundos.
• Pés – estique os dedos dos pés e sinta a tensão dos músculos durante 10 segundos. A seguir solte e relaxe durante 20 segundos.

A lógica é contraír durante 10 segundos, relaxar durante 20 segundos. O objetivo é perceber e sentir o contraste entre as sensações de tensão e relaxamento, facilitando ao corpo voltar ao seu estado de equilíbrio.

Pode fazer estes exercícios durante 15/20 minutos diariamente. Se repetir mais vezes, começará a sentir o efeito mais rapidamente.

É natural que, ao início, a sequência lhe pareça complexa mas conforme for praticando percebe que é, na realidade, fácil e eficaz.

0 Comments

Enviar um Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Outros Artigos

Um Ano de Covid-19 – Os Receios. As Dificuldades. A Vida a Continuar.

Um Ano de Covid-19 – Os Receios. As Dificuldades. A Vida a Continuar.

Hoje contamos um ano desde que tomámos conhecimento do primeiro caso de COVID-19 em Portugal. Um ano.  Foi um ano de muitas inseguranças e receios. De muitas dificuldades e preocupações, quer de saúde, como na gestão da vida diária e na tentativa de nos protegermos de...

Psicanálise e Psicoterapia Psicanalítica Relacional  – Uma Visão Actual

Psicanálise e Psicoterapia Psicanalítica Relacional – Uma Visão Actual

A obra de Jay Greenberg e Stephen Mitchell “Relações de Objecto na Teoria Psicanalítica”, 1987, é a primeira referência da chamada  “viragem relacional” em Psicanálise. Emergiu, desde então e em torno do trabalho fundamental de Stephen Mitchell (1946-2000) e de toda...

Teoria Polivagal – A Ciência da Conexão e da Segurança

Teoria Polivagal – A Ciência da Conexão e da Segurança

A Teoria Polivagal foi desenvolvida nos anos noventa por Stephen Porges, que estabeleceu uma ligação entre a evolução do Sistema Nervoso Autónomo dos mamíferos e o comportamento social, realçando a importância das activações fisiológicas do organismo, na expressão de...